-->

Publicações

[Entrevista] Lisa Lopes


Oiê pessoal, tudo bem com vocês? Espero que sim.
Hoje estreio aqui no blog o quadro Entrevista, na qual trarei entrevistas com alguns autores nacionais. Caso queiram enviar perguntas pra algum autor específico, pode enviar pelo direct no instagram @folhadepolen, por lá estarei recebendo as mensagens e estarei informando o próximo autor(a) na qual entrevistarei.
A entrevista sera de forma escrita, enviarei perguntinhas pros autores e trago para vocês. 
A primeira entrevista que trago é com a autora do livro Alice Carter e o Theatro de Vampiros, Lisa Lopes. Ela nasceu em Jahu, São Paulo, em 1981. Adora músicas, filmes e séries. É formado como Técnica de Enfermagem.



ENTREVISTA


Folha de Pólen: Bem-vindo (a) ao Blog! Fico muito feliz por ter aceitado o convite para responder algumas perguntinhas. Primeiramente gostaria de pedir para que se apresente para os leitores e contar um pouco sobre sua obra(s)!
Lisa Lopes: Sou eu quem agradece pelo carinho e oportunidade. É com imensa alegria que aceito esse lindo convite do Blog Folha de Pólen.
Meu nome é Lisa, sou de uma cidade no interior do Estado de São Paulo.
Escrever Alice Carter e o Theatro de Vampiros foi uma experiência única, foi mágico, literalmente (risos).
Curiosidades sobre o título:
-Alice – esse nome já estava martelando minha cabeça...hahaha.
-Carter – eu estava muito “Team Capitão América” e torcia pela Agente Carter.
-Theatro de Vampiros – isso vocês precisarão descobrir... (Obs. Gosto muito da música do Legião Urbana “Teatro dos Vampiros”, mas o título não está relacionado com a música).


Folha de Pólen: De onde surgiu a ideia de usar os 4 elementos (Água, Ar, Fogo e Terra) em seu livro?
Lisa Lopes: As ideias foram surgindo pouco a pouco, entretanto, minha maior inspiração para utilizar os Elementos, foi a criação das Lendárias Espadas Mágicas.


Folha de Pólen: Como autor (a) você deve possuir algumas inspirações para criar enredos, cenários, personagens e etc. Gostaria de saber quais foram suas primeiras inspirações ao iniciar sua carreira de autor (a)?
Lisa Lopes: É tudo muito novo para mim, mas utilizei detalhes que vi ao meu redor, paisagens inspiradoras, fotografias, sonhos... Desde que decidi escrever, pesquisei muito, assisti vídeos e então deixei as histórias me guiarem.
Quando escrevi um romance, percebi que precisava (necessitava) escrever Fantasia, fugir da realidade, criar novos mundos e explorar. Deixar a imaginação me transportar para outros lugares.


Folha de Pólen: Você possui algum personagem que mais lhe fascina? Se sim, qual e por quê? (Do seu livro e de outro autor)
Lisa Lopes: Do meu livro, tenho um carinho por todos, mas Alice e Benjamin são meus amores.
De outros autores, tenho vários personagens que gosto demais! Meus preferidos são realmente os de Literatura Fantástica, Distopias... esses são os que me fascinam, mesmo que não tenham seres sobrenaturais ou magia.


Folha de Pólen: Como autor (a) você também é leitor. Qual livro ou autor despertou esse prazer pela leitura? E com quantos anos isso aconteceu?
Lisa Lopes: Desde menina, tenho a poesia em mim... sempre escrevi, tinha meu caderno onde fazia meus rabiscos.
Em minha época de Escola, havia leituras coletivas (Rei Arthur, As Minas do Rei Salomão, Moby Dick, etc). Leituras que depois seriam testadas em provas, então os professores pegavam “no pé” para nos esforçarmos. Com o passar dos anos, o prazer em ler foi espontâneo e aumentou gradativamente.


Folha de Pólen: Quando você não está lendo ou escrevendo, o que gosta de fazer?
Lisa Lopes: Gosto de estar com minha família, ouvir música, assistir filmes ou séries, passear, comer, dormir... (risos).

Foto tirada por Marcelo Henrique
Folha de Pólen: A literatura nacional está, aos poucos, ganhando seu espaço, assim como os autores Você acha que esse desinteresse pelos livros nacionais pode ser por causa das mídias?
Lisa Lopes: Os próprios brasileiros desvalorizam a Literatura Nacional. Isso é uma pena, pois perdem a oportunidade de conhecerem histórias fantásticas, simplesmente pelo estereótipo de que “se é nacional, não é bom”. Já vi pessoas comentarem “estou proibida, por mim mesma, de ler livro nacional”, ou, “livro nacional é ruim” e tantas outras frases que não caberia a mim escrever aqui, mas que me deixa muito triste, pois autores internacionais são ovacionados, enquanto algumas riquezas da Literatura Nacional ficam esquecidas, invisíveis, sem oportunidades.


Folha de Pólen: Eu agradeço de coração por ter aceitado a entrevista Desejo muito sucesso para você. Gostaria de deixar algum recado para os leitores? Assim como suas redes sociais?
Lisa Lopes: Quero agradecer pela oportunidade que você, Marcelo, me ofereceu através do Blog Folha de Pólen.
Gostaria de dizer aos leitores que há tantas coisas lindas para serem descobertas, pérolas preciosas da nossa Literatura.
Nos tornamos um só, quando lutamos por uma causa do bem comum. E, nosso Brasil, apesar dos pesares, é nossa terra, nosso lar.
É preciso união para vencermos uma batalha.

Para os futuros leitores de Alice Carter e o Theatro de Vampiros:
Sejam bem-vindos ao Clã!
Instagram: lisalopes_agarotanotelhado
E-mail: lisalopes2017@gmail.com

Eae queridos, o que acharam da nossa primeira entrevista? Sua opinião é muito importante para mim!!!!
Um grande abraço!

4 comentários:

  1. Marcelo, muito obrigada pelo espaço e oportunidade.
    Gratidão pelo seu imenso carinho.
    Desejo muito sucesso em sua caminhada.
    Abraços de luz,
    Lisa Lopes.

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem Marcelo, gostei muito, Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Que legal hein este contato com os autores. Adorei. Parabéns, Bjs

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, adorei a entrevista com a Lisa Lopes. Eu não conhecia o livro, mas como adoro fantasia já fiquei muito interessado aqui. Muito bom tocar nesse assunto de valorização dos autores nacionais, infelizmente é exatamente assim que acontece. Tomara que isso mude em um curto espaço de tempo, afinal nossos autores têm lutado bastante para que isso aconteça.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir